Governador Flávio Dino entrega obras de moradia, esporte e lazer em Santa Filomena


Um clima de festa tomou conta da população de Santa Filomena do Maranhão, a 345 km de São Luís, durante a visita do governador Flávio Dino, nesse sábado (11). O Governo entregou uma série de benefícios importantes no município, nas áreas de infraestrutura, habitação, esporte e lazer, que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Por meio do Programa Minha Casa, Meu Maranhão, que tem como meta substituir 3 mil casas de taipa por moradias dignas nos 30 municípios que integram o Plano Mais IDH, o Governo entregou 100 unidades habitacionais em quatro comunidades: 41 delas em Grota de Laje, 18 em Mato Verde, 21 em Faveira e 20 em Formosa.

Famílias como a da lavradora Maria Veneri dos Santos Souza, que esperou 65 anos para morar em uma casa de alvenaria, vivenciaram um momento de pura emoção em ver realizado o sonho de uma moradia adequada e própria.

“Eu ‘tô’ muito feliz e cheia de orgulho, porque eu nunca esperava um governador na minha casa. Eu ‘tô’ emocionada, também, porque eu nunca esperava ‘pissuir’ uma casa como essa, e agora ‘pissuio’. Eu agradeço o Flávio Dino que trouxe essa casa pra nós”, disse a lavradora, que mora em Grota de Laje.

Maria do Socorro Gomes Moreira parecia não caber em si de tanta felicidade. Em agosto deste ano, a lavradora teve a casa queimada quando torrava coco pra fazer azeite. Agora ela tem moradia nova. E não é só isso.

“Ave Maria, eu ‘tô’ muito alegre e satisfeita. Eu ganhei casa, ‘tô’ estudando na escolinha pelo Sim, Eu Posso! e também fui beneficiada com criação de galinha e peixe com o Sisteminha que o Governo deu”, detalhou.

As casas do Minha Casa, Meu Maranhão têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e muito mais dignidade.

“Vixe, o banheiro era muito ruim, era de palha. Eu nunca ia poder construir uma casa como essa. Por isso eu agradeço muito ao Governo por ter dado uma casa como essa. É um sonho realizado”, disse Maria Luana da Silva, moradora de Grota de Laje.

A lavradora Adriana Gomes Moreira recebeu a casa, a visita e um abraço do governador Flávio Dino. “Só felicidade, e muita! Porque ele me deu uma casa digna de verdade. Porque eu acho que eu nunca ia poder ter uma casa digna como hoje eu tenho. Ele sabe que ele mora dentro do meu coração”, disse a lavradora, emocionada.

“Essa é a certeza de que estamos no caminho certo, porque nos decidimos governar com responsabilidade e, como dona Adriana acabou de dizer, para todos nós, com senso de prioridade, sabendo escolher aquilo que é mais importante. Quando você tem poucos recursos, você tem que saber gastar bem esse pouco recurso. E nós temos como prioridades as políticas sociais, priorizando os direitos de quem tem menos, de quem não era visto, de quem era invisível para quem governava o Maranhão”, disse Flávio Dino.

“Estar aqui na casa de dona Adriana me faz lembrar que a palavra lar tem a mesma origem da palavra lareira, que é fogo, que é calor. E é nesse calor humano que a gente acredita, nesse calor que vem das pessoas, do senso de dignidade e do senso por justiça social e cidadania”, conclui o governador.

“Isso é trazer políticas públicas, trazer moradia digna a quem precisa, com condição de habitabilidade, porque aqui também trouxemos água, que é um bem precioso para todos nós. Então, estamos aqui todos realizados em concretizar os sonhos dessas famílias”, pontuou a secretaria de Estado das Cidades, Flavia Alexandrina Moreira.

Além das casas, os povoados de Grota de Laje, Mato Verde e Faveira receberam 580 metros de rede de abastecimento e dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) que vão beneficiar cerca de 500 famílias, aproximadamente 2.500 pessoas.

A água também chegou para os moradores do povoado Nazaré. Na comunidade, 120 famílias já estão sendo beneficiadas com a entrega de um poço artesiano, por meio do Programa Água Para Todos, coordenado no Maranhão pelo Comitê Gestor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

No centro da cidade, o governador e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão entregaram à comunidade o Ginásio Poliesportivo Roseni Mourão Costa e uma Academia da Saúde com equipamentos adequados para atividades físicas, além de um espaço Zumba. As entregas beneficiam diretamente estudantes e toda a população local.

A obra, que integra as ações do Plano Mais IDH e o Escola Digna, foi realizada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com o Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, garantindo investimentos na ordem de R$ 400 mil.

A obra do ginásio foi solicitada pelo prefeito Idan Torres, no primeiro semestre deste ano, durante visita do governador ao município. Em menos de oito meses a obra foi concluída.
Além disso, foram entregues 204 kits esportivos para a juventude local.

Felipe Camarão destacou a importância das ações na área do esporte educacional: “São ações que beneficiarão não só os estudantes do município, que passarão ter um local para a prática do esporte educacional, mas toda a população local. É mais uma obra que demonstra o compromisso do governador Flávio Dino com os municípios”.

Roseno Gomes, de 72 anos, aluno da Jornada de Alfabetização Sim, Eu Posso! entregou ao governador um cofo (cesto de palha) com azeite de coco e fotos dos amigos de sala de aula, acompanhado de um pedido: “Governador, nunca se esqueça de nós. E não esqueça dos óculos porque tem muito aluno com dificuldade de enxergar”.

“Seu Roseno, o seu pedido será atendido”, disse Flávio Dino.

Mais obras

O governador Flávio Dino assinou ordem de serviço garantindo investimentos de R$ 1 milhão do Programa Mais Asfalto para melhorar a estrutura de ruas na sede do município, solucionando problemas antigos de falta de infraestrutura.

No município, também está sendo construído um restaurante popular que deverá ser inaugurado até o início do próximo ano, levando alimentação de qualidade, a baixo custo a quem precisa.

Ações anteriores

Em Santa Filomena, a entrega destas obras soma-se a outras ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo no município, como a doação de um ônibus escolar, a entrega de três escolas dignas, a construção de poços artesianos para o abastecimento de povoados, entre outros benefícios.

“O Governo demonstra que é um governo municipalista, que tem um olhar especial para os municípios, principalmente os mais pobres, que são os que mais precisam dessa mão amiga”, afirmou Idan Torres, prefeito de Santa Filomena.

“Este tipo de parceria é um ganho muito grande para a população de Santa Filomena, haja vista que é uma população muito carente, e o governador, com a sensibilidade de um grande político, tem tido um olhar especial para nossa cidade”, acrescentou o prefeito.