Governo leva água a dezenas de municípios

Projeto Água para Todos contempla a instalação de 177 sistemas de abastecimento de água. (Foto: Gilson Teixeira)

 

Comunidades da zona rural do Maranhão que por décadas enfrentaram problemas com a falta de abastecimento de água começam a vivenciar uma nova realidade, com a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, construídos pelo Governo do Estado.

O projeto Água para Todos contempla a instalação de 177 sistemas de abastecimento. Deste total, 68 estão com obras concluídas e 23 sistemas já foram entregues à população. A ação é executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

O secretário da Sedes, Neto Evangelista, destacou a importância do projeto para a promoção e universalização do acesso à água potável no estado. “Estamos saindo de um triste quadro marcado pela peregrinação de famílias inteiras em busca de água e acabando com o sofrimento inclusive de crianças que costumam ajudar os pais nesse trabalho, principalmente na zona rural do estado. Sem dúvida é um projeto de grande alcance social, pois garante a esses cidadãos o direito fundamental de ter água de qualidade em casa, propiciando-lhes mais saúde e qualidade de vida”, observou.

Com investimento da ordem de R$ 21 milhões, a ação é desenvolvida com o objetivo de levar água potável de qualidade às comunidades que ainda não usufruem desse benefício essencial. Visa, ainda, proporcionar mais saúde, qualidade do saneamento e dignidade às famílias maranhenses beneficiadas pelo projeto.

A iniciativa está beneficiando localidades de todas as regiões do Maranhão, com prioridade aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Só nesse grupo de municípios estão sendo instalados 96 sistemas simplificados de abastecimento de água. Destes, 45 equipamentos já foram concluídos. “São localidades que apresentam com maior gravidade problemas de abastecimento d´água e de saneamento básico, o que requer ações urgentes nesse sentido”, frisou Neto Evangelista.

Entre os municípios contemplados, estão:

Fernando Falcão;
Marajádo Sena;
Jenipapo dos Vieiras;
Satubinha;
Água Doce do Maranhão;
Lagoa Grande do Maranhão;
São João do Caru;
Santana do Maranhão;
Arame;
Belágua;
Conceição do Lago-Açu;
Primeira Cruz;
Aldeias Altas;
Pedrodo Rosário;
São Raimundo do Doca Bezerra;
São Roberto;
São João do Soter;
Centro Novo do Maranhão;
Itaipava do Grajaú;
Santo Amaro do Maranhão;
Brejode Areia;
Serrano do Maranhão;
Amapá do Maranhão;
Araioses;
Governador Newton Bello;
Cajari;
Santa Filomena do Maranhão;
Milagres do Maranhão;
São Francisco do Maranhão e Afonso Cunha;
Bacuri;
Cururupu;
Pirapemas;
Pastos Bons;
São Mateus, dentre outros.
Comunidades rurais de São Luís também foram contempladas pelo programa, beneficiando moradores das localidades do Gapara e Santa Helena.

Os sistemas simplificados de abastecimento de água implantados pelo Governo do Maranhão nos municípios são compostos por um poço, reservatórios de água com estrutura de concreto, caixas d’água, redes de distribuição principal e secundária e ligações domiciliares.