No evento, o Governador Flávio Dino assinou, em solenidade oficial, o documento de Adesão do Maranhão aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Assinatura da Renovação do Projeto ‘Escravo, Nem Pensar’, com a ONG Repórter Brasil.
O seminário contou, ainda, com a presença da secretária nacional de Assistência Social do Governo Federal nos anos 2015-2016, Ieda Castro, que participou da mesa-redonda “Direitos humanos, desenvolvimento e combate à pobreza”, junto com o titular da Sedihpop, Francisco Gonçalves da Conceição, e o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e cartográficos (IMESC), Felipe de Holanda.
“O principal objetivo do seminário é avaliar o que já fizemos para identificar os resultados alcançados e os atuais desafios para conseguirmos projetar qual caminho devemos seguir e o que queremos construir dentro das realidades, a partir dos indicadores de desenvolvimento humano apresentadas pelos 30 municípios que integram o Mais IDH”, explicou o secretário Francisco Gonçalves da Conceição.
O Mais IDH é a ação mais estratégica do Governo do Estado para levar desenvolvimento econômico e social aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHm). Se inscreveram no evento mais de 400 pessoas que atuam nas equipes técnicas do Plano, coordenadores dos Comitês Municipais, secretários de Estado e representantes de instituições diversas.
Após a realização da mesa-redonda, foi feito um debate e, no período da tarde, um laboratório de inovação, a partir da análise dos resultados alcançados e dos desafios apresentados sobre a avaliação das estratégias do Mais IDH.
“A expectativa é pensarmos conjuntamente soluções criativas para construir estratégias de superação dos gargalos que forem apresentados durante a avaliação. Ao final, esta atividade vai nos dar subsídios para construir a metodologia de ação do Mais IDH para os próximos anos”, completou o secretário adjunto de Promoção do IDH da Sedihpop, Bruno Lacerda.
Adesão ao ODS
Ao final do seminário, o governador Flávio Dino assinou, em solenidade oficial, dois importantes documentos que vão garantir avanços na política estadual de defesa dos direitos humanos: a Adesão do Maranhão aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e a Assinatura da Renovação do Projeto ‘Escravo, Nem Pensar’, com a ONG Repórter Brasil.
A adesão do Governo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do PNUD coloca o Maranhão na Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, alinhando as políticas estaduais com os indicadores e metas globais dos ODS. O diretor de país do PNUD no Brasil, Didier Trebucq, estará presente na solenidade.
O projeto ‘Escravo, Nem Pensar’, é uma iniciativa realizada em parceria com a ONG Repórter Brasil que tem como foco a prevenção ao trabalho escravo, a partir da educação. Entre os anos 2015-2016 foi desenvolvida uma série de formações para professores e atividades escolares, visando fomentar, a partir da escola pública, ações educativas para o combate ao trabalho escravo.
Semana de Direitos Humanos
A programação da Semana Estadual de Direitos Humanos se estendeu até o dia 10 de dezembro, com atividades em escolas, praças e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A Sedihpop promoveu também a campanha digital #10diasDireitosHumanos, por meio de conteúdos sobre respeito, igualdade e promoção de direitos, bastando acessar o grupo no Facebook chamado “10diasDireitosHumanos”, que vai compartilhou conteúdo sobre a ação entre os dias 1 e 10 de dezembro e também no Facebook e Instagram Direitos Humanos Maranhão.