Como parte das ações de melhoria da qualidade de vida dos maranhenses, o Governo do Estado investe R$ 60 milhões para construir seis mil kits sanitários nas 30 cidades atendidas pelo Plano Mais IDH. Serão 200 kits por município, compostos por banheiros e lavanderias, destinados a famílias de baixa renda.
A iniciativa, conduzida por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), permite elevar a segurança hídrica e os índices de saneamento básico do estado, contribuindo para a saúde e o bem-estar da população.
Na primeira etapa do programa, a Caema beneficia 3.600 famílias com 1.000 equipamentos em 18 cidades do Mais IDH, entre elas Conceição do Lago Açu, município da Baixada Maranhense a 320 quilômetros de São Luís.
Serão construídos inicialmente 50 kits para moradores da sede da cidade, segundo a Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas da Caema. Até o final do programa, o município recebe um total de 200 kits sanitários.
Também estão na primeira fase: Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter, Água Doce, Santana do Maranhão, Araioses, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, Arame, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Belágua, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Brejo de Areia e Satubinha.
Obras já começaram
Segundo o último relatório de obras da Caema, 185 kits sanitários já estão prontos para entrega; outros 100 kits estão em fase de conclusão, e 340 estão com obras em andamento, em estágio avançado.
Os kits são compostos por estruturas de alvenaria com caixa d’água, banheiro com pia, chuveiro, vaso sanitário e revestimento, área de lavanderia com pia lavatório, fossa séptica e sumidouro.
Cada kit sanitário está disposto em uma área construída de sete metros quadrados.
SANEAMENTO EM NÚMEROS
- Governo investe R$ 60 milhões em 6 mil kits sanitários
- As primeiras 1 mil unidades beneficiam 3.600 famílias em 18 cidades
- Cada uma das 30 cidades do Plano Mais IDH recebe 200 kits
- Já são 185 kits concluídos, 100 em finalização e 340 com obras avançadas