Mais 300 homens e mulheres certificados pelo programa Trabalho Jovem

O secretário Felipe Camarão com os Jovens e adultos certificados pelo Programa Trabalho Jovem (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio do Programa Trabalho Jovem, da Secretaria de Estado da Educação certificou, nesta quinta-feira (27), quase 300 homens e mulheres que concluíram cursos profissionalizantes ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Vocacional. Desta vez, foram beneficiadas pessoas que integram Polos Vocacionais das igrejas evangélicas e católicas de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e da área Itaqui Bacanga.

As cerimônias de certificação aconteceram em dois momentos. Pela manhã, no Centro de Ensino Robson Campos Martins, no Maiobão, foram certificados quase 200 jovens e adultos que concluíram os cursos de Panificação e Confeitaria e Corte e Costura (Polo Vocacional Igreja Batista ABA), Confecção de Puff e Pintor de Obras (Polo Vocacional Vila Nazaré), Estética e Instalação e Manutenção de ar-condicionado (Polo Vocacional Paróquia Sagrada Família). 

Eginal Santos estava desempregado há mais de um ano. Quando surgiu a oportunidade de fazer o curso de Panificação e Confeitaria, aproveitou para se qualificar e focar no sonho de ter um negócio próprio para garantir renda da família. “Eu e minha esposa estávamos desempregados e viemos fazer esse curso para ter uma melhoria, uma renda para garantir a sustentação da nossa família. Foi um curso muito interessante, muito bom porque vai nos ajudar a gerar renda. Nós vamos colocar um pequeno negócio com o conhecimento que adquirimos”, disse Eginal.

Maria Juçara dos Santos fez o curso de Pintor de Obras, e está cheia de expectativas para colocar em prática o que aprendeu. “Eu achei o curso gratificante, muito bom. Sempre tive curiosidade em aprender porque eu olhava sempre as casas bonitas e quis aprender. É um sentimento muito bom. Fiquei emocionada quando terminei o curso”, afirmou Maria Juçara. 

Dona Dulce Lea Sousa exibe o certificado de qualificação em confecção de puffs (Foto: Divulgação)

À tarde foram certificados mais 113 jovens e adultos dos Polos Vocacionais da Paróquia São Daniel Comboni e Igreja de São Benedito, na Área Itaqui Bacanga, que concluíram os cursos de Estética, Desenvolvimento Socioambiental e Biojóias. A solenidade de certificação  aconteceu no IEMA Itaqui Bacanga, na Vila Embratel. 

“A cada certificado que entregamos nos aquece o coração de esperança, porque sabemos que estamos entregando muito mais que um certificado, estamos entregando uma oportunidade de emprego, de criação de um novo negócio, de realização sonhos. Essas pessoas estão prontas para construírem, escreverem um novo capítulo na história da vida delas. E isso é resultado das políticas assertivas do governador Flávio Dinho, um governador que coloca as pessoas como prioridade em sua gestão. E é um orgulho saber que, enquanto secretário, posso contribuir para o sucesso dessas políticas de valorização das pessoas”, destacou Felipe Camarão. 

Só nesta semana, cerca de 500 jovens e adultos foram certificados pelo Programa Trabalho Jovem. Nessa quarta-feira (26) em Olinda Nova do Maranhão foram entregues quase 100 certificados. Também foram 104 pessoas em Penalva. Os dois municípios na Baixada Maranhense. 

“O governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão estão investindo fortemente na qualificação dos jovens, sobretudo nesse momento de grave crise financeira, com foco na geração de emprego e renda. Na baixada, estamos levando mais oportunidades e perspectivas de emprego com esses cursos profissionalizantes”, pontuou o secretário adjunto da Seduc, André Bello.

Fonte: Agência de notícias