“Tudo o que uma família sonha em ter”, diz beneficiária de casa digna em Belágua

– Uma casa bem estruturada era tudo o que a família sonhava em ter (Foto: Gilson Teixeira)

Na quinta-feira (17), em Belágua, o Governo do Estado realizou a entrega de 96 casas nos povoados Piquizeiro, Preazinho, Juçaral, Marajá e Pilões. As moradias fazem parte do Minha Casa, Meu Maranhão, programa estadual que visa reduzir o déficit habitacional nas cidades maranhenses que integram o Plano Mais IDH, por meio da construção de moradias de alvenaria com abastecimento de água e sistema de tratamento de esgoto, substituindo as casas de taipa e palha.

“Belágua é uma das cidades que fazem parte do Mais IDH, que é um plano de combate às desigualdades sociais e regionais. Isso resultou na concentração de investimentos muito expressivos ao longo desses anos. Quero agradecer muito a parceria da prefeitura e a solidariedade da população que abraçou o Plano Mais IDH. Com isso, Belágua hoje é uma cidade muito melhor, com mais direitos e mais condições de oferecer vida digna a toda a população”, disse o governador Flávio Dino.

Ter uma casa digna era o sonho da agricultora Marilene Santos Vieira, que morava com o esposo Leonardo e o filho Liedson Luan, de 7 anos, na casa da sogra, que oferecia riscos após erosão e comprometimento da estrutura da residência. “Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, e ao Governo do Estado, porque eu não tinha casa própria. Antes eu morava na casa da minha sogra e a calçada caiu, rachou e a gente ficou correndo risco de a qualquer hora a casa cair por cima da gente”, afirmou a moradora.

Durante os seis anos em que viveu com a sogra, Marilene sentia-se incomodada pela ausência de um banheiro dentro de casa, problema agora solucionado com seu novo lar. “Hoje, a gente tem uma casa bem estruturada, com banheiro, lavanderia, pia, tudo o que uma família sonha em ter. Eu pensava em ter, sim, uma casa própria, mesmo de palha, porque eu não tinha condição de ter uma casa dessas. A pior coisa é a pessoa morar na casa dos outros, pode ser em casa de mãe, em casa de sogra, tanto faz, não tem casa como a casa da gente”, disse a agricultora.

Outras obras

Ainda na quinta-feira (17), em Belágua, o governador Flávio Dino entregou, além das moradias dignas do programa Minha Casa, Meu Maranhão, as obras de pavimentação asfáltica, um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão; e inaugurou o Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo, no âmbito do Programa Escola Digna.

Fonte: Agência de notícias