Governo lança Guia de Atuação da Equipe Multiprofissional da Fesma

Governo lança Guia de Atuação da Equipe Multiprofissional da Fesma

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, na quinta-feira (9), o Guia de Atuação da Equipe Multiprofissional da Força Estadual de Saúde (Fesma), com foco na abordagem integral em saúde. O documento tem o objetivo de apresentar o trabalho que é realizado pelos integrantes da equipe multidisciplinar, que atua de forma integrada nos municípios maranhenses de menor IDH.

As equipes da Fesma contam com profissionais de diversas áreas de atuação como assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e técnicos de enfermagem. Com a vivência da atuação desses profissionais, o guia busca descrever as ações que eles desenvolvem no território de forma prática. 

De acordo com o superintendente de Atenção Primária em Saúde, Willian Vieira, esse guia representa muito para a saúde no Estado. “O documento vai colaborar com a divulgação dos trabalhos realizados pela Fesma e também servirá de apoio para as equipes de Saúde da Família nos municípios. Levamos assistência de maneira planejada contribuindo com os municípios que às vezes não tem o suporte, com a presença de médicos, enfermeiros e uma equipe multiprofissional que cuida do paciente como um todo”, disse o superintendente.

A coordenadora da Fesma, Cheila Farias, destaca a importância das equipes multiprofissionais que fazem o diferencial na atuação da Força Estadual de Saúde nos municípios maranhenses.  

“Esses profissionais têm um olhar diferenciado e dão continuidade ao atendimento. E o guia fala sobre o papel de cada um, suas categorias e a importância deles na equipe. Esse é um documento que não ficará restrito somente à Fesma, mas servirá de orientação para os profissionais, sejam eles da SES ou dos municípios em que a Fesma atua”, afirmou a coordenadora da Fesma, Cheila Farias.  

Os profissionais que trabalham na Força Estadual de Saúde ressaltam o orgulho de fazer parte deste programa de governo. “Trabalhar na Fesma é participar de um processo contínuo de conhecimento e de construção. É participar de um projeto que realmente coloca em prática os princípios do SUS propriamente ditos, que são a equidade, universalidade e integralidade. A Fesma se propõe a isso e executa da forma mais otimizada possível, mostrando como se deve fazer saúde pública nesse país”, pontuou o terapeuta ocupacional Gilvan Soares, um dos mais antigos integrantes da equipe multiprofissional da Fesma.  

Durante o lançamento do Guia de Atuação da Equipe Multiprofissional da Fesma, também foi lançado o hino da Força Estadual de Saúde do Maranhão.  

Fesma

A Fesma é uma força-tarefa de atuação nos cenários de maior prioridade na saúde maranhense com foco na diminuição da mortalidade infantil, da mortalidade materna (óbitos relacionados ao parto), das internações por complicações do diabetes e hipertensão, e na identificação e tratamento da hanseníase. Atualmente, os profissionais da Fesma atuam em 51 municípios e desde 2015 já realizaram mais de 1 milhão de atendimentos.

Fonte: Agência de notícias