O Plano Mais IDH é administrado por três instâncias gestoras:

  1. Comitê Gestor;
  2. Comitê Executivo
  3. Comitês Municipais.

Cada Secretaria e Autarquia que compõem o Comitê Gestor tem ações – que visam transformar a vida das pessoas – previstas para os 30 municípios atendidos pelo Mais IDH.

Institucionalidade

É uma política de desenvolvimento humano do Estado, portanto, permanente, com uma configuração institucional que permite integração, cooperação e participação social, em três dimensões:

Comitê Gestor
Tem a tarefa de discutir, propor, deliberar, validar e monitorar projetos, programas e estratégias no âmbito do Plano Mais IDH. É presidido pelo Governador do Estado e integrado pelo titular dos seguintes órgãos:

Comitê Executivo
Presidido pela Coordenação Executiva do Comitê Gestor, é formado por todos os técnicos do Governo do Estado que coordenam ações, projetos e programas do Plano Mais IDH, com objetivo de garantir articulação das ações e espaço de reflexão e debate entre as equipes envolvidas.

Foto: Fellipe Neiva – Milagres do Maranhão

Comitês Municipais
São instâncias de participação e controle social, criadas nos 30 municípios do Plano Mais IDH, com a finalidade de acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações do Estado e propor políticas públicas correlatas de elevação do IDH. São abertos a ampla participação, com representação do poder público municipal (legislativo e executivo) e da sociedade civil. Funcionam como um fórum e possuem uma coordenação executiva local paritária, formada por membros indicados pelo poder público e membros da sociedade civil, eleitos democraticamente pela plenária.

Parcerias

As ações podem contar, em alguns casos, com parcerias do Governo Federal, dos governos municipais, empresas, instituições e organizações não governamentais, observadas a intersetorialidade, a transdisciplinariedade, a integralidade e a participação popular.